Os ateliês artísticos de Judith Bauer e Mona Martins foram inaugurados ontem, ao início da tarde, para dar nova vida à Galeria de Santo António, junto à Igreja Matriz de Vila Nova da Barquinha.
O espaço das Indústrias Criativas de Vila Nova da Barquinha foi oficialmente inaugurado na presença das anfitriãs e do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Freire, entre outros convidados.
O edifício, propriedade do Município, foi concessionado para promoção de oficinas formativas, de acordo com a estratégia da Câmara Municipal de criar uma dinâmica em torno das artes na zona baixa da vila e de atração aos visitantes, que já afluem ao concelho devido ao Castelo de Almourol.
Em declarações à Antena Livre, Fernando Freire explicou que se tratam de dois espaços - um “dedicado à música, com a Judith Bauer que trabalha com os violinos, repara-os como também os aluga. Um outro espaço muito mais dedicado ao figurino, às mascotes, com a Simone Martins, com o nome artístico Mona, que tem vários projetos no âmbito da comunicação social, no âmbito do canal Panda”. A artista “constrói os seus figurinos e vai fazendo oficinas formativas para com as populações”, acrescentou o presidente.
O presidente avançou que o espaço das Indústrias Criativas “ficará dedicado à parte expositiva”, mas serão espaços de formação onde a comunidade local poderá aprender com as duas artistas.
Mona Martins, Judith Bauer e Fernando Freire
“É importante que as pessoas possam aprender a fazer e a construir aqui. É muito importante criar a curiosidade e o espírito crítico. Isso é fundamental nos dias de hoje”, reforçou o responsável.
Fernando Freire lembrou que o espaço era uma “antiga escola primária, que foi reconvertida em galeria de arte e agora em galeria de artistas”. Quando foi remodela a galeria contou com um investimento autárquico de cerca de 80 mil euros e hoje significa um primeiro passo para sediar artistas no concelho.
O presidente avançou ainda que o Município já foi contactado por outros artistas que pretendem construir na Barquinha “uma cooperativa das artes e que se podem vir a sediar noutros espaços municipais”.
Na cerimónia de inauguração, Judith Bauer afirmou à Antena Livre estar “muito feliz” e referiu que o seu ateliê será destinado “aos arranjos e reparações de violinos”.
A artista, que se estabeleceu no concelho de Vila Nova da Barquinha em 2014, avançou que no seu ateliê as “pessoas também poderão experimentar os violinos e ver como funciona o instrumento”.
“É ótimo o que aconteceu hoje. Concretiza-se um objetivo e estou muito feliz”, reforçou.
Já Mona Martins disse que o novo espaço “significa muito para a evolução e andamento” do seu trabalho.
No novo espaço, Mona pretende dar formação, pois afirmou que é muito difícil encontrar mão-de-obra qualificada. “ Pessoas que conseguiam lidar com a costura, com a espuma, com o corte, a colagem e todo o processo que envolve a construção da mascote, que é muito complexa. Mas é complexa a partir do momento em que não se conhecem as técnicas. A partir do momento em que se conhecem as técnicas fica-se munido e pode-se exercer tranquilamente. Este espaço surge justamente para isto, para darmos a possibilidade aos interessados, à comunidade e às pessoas de longe, que tenham interesse em aprender”, explicou.
A artista recordou à Antena Livre que já construiu todos os “bonecos do canal Panda", como também “todas as personagens do Zig Zag, da Kidzania, as mascotes da PSP, da GNR”, etc.
“Gosto muito do universo infantil, assisto muito aos desenhos animados. É um universo que me encanta, pelas cores, pelas formas e isso acabou neste trabalho”, salientou.
Por último, Mona admitiu que Vila Nova da Barquinha dá-lhe a tranquilidade que precisa para as suas criações e que é “um encanto, é a cereja de todo o meu bolo”.
“Isto é lindo, é maravilhoso, estou próxima de castelos, do Tejo, da autoestrada e das grandes cidades, como Lisboa…isto é um encanto”, reforçou entusiasmada.
Algumas curiosidades sobre as artistas:
ATELIER JUDITH BAUER
O seu caminho começou na Escola Internacional de Construção de Violinos IPIALL, em Cremona, Itália, na cidade berço do violino, onde há 300 anos atrás António Stradivari construiu os primeiros violinos com fama mundial.
Com os mestres Maurizio Tadioli, Giorgo Cé e Massimo Negroni estudou os princípios da construção de violinos. Aprendeu os princípios do restauro com Claudio Amighetti e a montagem com Toshiyuki Matsushita. Teve também o prazer de estudar a manutenção dos arcos sob a tutela de Emilio Slaviero.
Em 1999 recebeu o Diploma de "Técnico de Liuteria" em Cremona, e ainda no mesmo ano superou os exames equivalentes em Mittenwald (Alemanha) onde conseguiu o equivalente título alemão "Gesellenprüfung" que autoriza a exercer a profissão de luthier.
Ainda teve uns meses de estágio com luthiers em França. Em 2000 veio para Lisboa onde começou a trabalhar com Christian Bayon.
Abriu o seu próprio Atelier em 2002. Durante estes anos melhorou e restaurou inúmeros instrumentos, sempre pondo as necessidades dos músicos em primeiro lugar. Quer dedicar-se cada vez mais à construção completa de violinos.
Estabeleceu-se no concelho de Vila Nova da Barquinha em 2014.
ATELIER MONA MARTINS
O Atelier Mona Martins foi criado e é gerido por Mona Martins, Professora Universitária de Adereço, Figurino e Cenário, Carnavalesca e Criadora de Design de mascotes há mais de 18 anos.
Desde 2008, data da sua criação, que o Atelier Mona Martins tem vindo a distinguir-se pelo seu trabalho especial, realizado e direcionado de forma muito específica na sua conceção, e na criação de mascotes e figurinos para eventos e ações de marketing.
O trabalho desenvolvido visa sempre a funcionalidade da humanização das personagens, desenvolvendo tecnologia em tecidos e materiais de apoio para a sua durabilidade, conservação, higienização e conforto das suas mascotes.
Em 2012 Mona Martins criou o Centro de Artes Mona Martins - CAMM, um centro de artes que oferece uma seleção de cursos em diversas áreas como a pintura, costura, assim como de criação de mascotes e adereços.
O seu Ateliê está sedeado em Vila Nova da Barquinha desde 2013.