A exposição sobre as publicações centenárias portuguesas foi inaugurada esta quarta-feira, dia 12 de julho, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e na qual o Jornal de Abrantes estará representado.
A exposição, que ficará patente na sede do Parlamento até dia 14 de julho, junta as 31 publicações periódicas centenárias e onde os representantes de cada uma foram convidados a marcar presença. Na inauguração da exposição, estiveram presentes os eurodeputados do programa, a quem se juntaram Marinho Pinho e Marisa Matias.
A viagem, que surge na sequência das comemorações da Imprensa Centenária, contou com encontros e reuniões com os eurodeputados Sofia Ribeiro e José Manuel Fernandes e com Gonçalo Lobo Xavier, vice-presidente do Conselho Económico e Social Europeu.
Durante dois dias, os representantes de cada jornal puderam ainda tomar contacto com a comunidade portuguesa na Bélgica e visitar a Comissão Europeia.
No decorrer deste ano, outros momentos protocolares irão acontecer de homenagem ao trabalho realizado pela imprensa centenária, na qual o Jornal de Abrantes está integrado.
Os jornais que fazem parte da imprensa centenária portuguesa, com uma tiragem ininterrupta, são: “A Aurora do Lima”, “A Comarca de Arganil”, “A Guarda”, “A Ordem”, “A Voz do Operário”, “Açoriano Oriental”, “Boletim Salesiano”, “Cardeal Saraiva”, “Correio da Feira”, “Correio do Ribatejo”, “Diário de Notícias”, “Diário de Notícias da Madeira”, “Folha de Domingo”, “Folha de Tondela”, “João Semana”, “Jornal de Abrantes”, “Jornal de Estarreja”, “Jornal de Noticias”, “Jornal de Santo Thyrso”, “Maria da Fonte”, “Notícias da Covilhã”, “Notícias de Gouveia”, “O Amigo do Povo”, “O Concelho de Estarreja”, “O Despertar”, “O Penafidelense” e “Soberania do Povo”.