Cerca de 40 jovens rotários juntaram-se, no passado dia 12 de fevereiro, em Abrantes, para debater ideias sobre o movimento que os une. Recebidos pelo Rotaract e pelo Interact Clubes de Abrantes, os representantes do Distrito 1960 tomaram conhecimento das atividades que se têm desenvolvido em Abrantes para concretizar o espírito rotário.
Para além de se discutirem formas de motivar os jovens para serem mais ativos na ajuda à comunidade, no encontro foram apresentados os resultados da atividade do Rotaract que angariou bens para o Canil Intermunicipal de Abrantes, Sardoal e Constância. Já com o Interact foi louvada a relação existente entre os três clubes rotários em Abrantes. Foi ainda referido o sucesso que o Clube tem tido com o projeto da recolha de tampas, cuja angariação será doada à Rita, uma menina de quatro anos que sofre de encefalopatia epilética.
Para além da sessão de partilha de experiências no âmbito do movimento rotário, os jovens foram recebidos pelo presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos, no Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA). Com o objetivo de dar a conhecer um dos mais recentes equipamentos da cidade, seguiu-se uma visita guiada, que proporcionou um momento cultural e de companheirismo.
O dia terminou com um jantar no restaurante Jardim da Cascata, em Alferrarede, que contou com a participação do vereador da Cultura da Câmara de Abrantes, Luís Filipe Dias, do presidente da Comissão Distrital da Juventude do Distrito 1960, Jorge Lucas Coelho, e de vários elementos do movimento rotário, nomeadamente o presidente do Rotary Clube de Abrantes, Leal Neto. Dando provas do seu dinamismo, o Rotaract organizou a cerimónia de emblemagem de quatro novos membros.
Para Constança Diogo, presidente do Rotaract de Abrantes, esta foi uma oportunidade para “não só podermos dar a conhecer um bocadinho da nossa cidade de Abrantes, como também foi uma boa oportunidade para trocarmos ideias e experiências de modo a podermos fazer mais e melhor pela nossa comunidade”. Também Maria Estrada, presidente do Interact de Abrantes, faz um balanço muito positivo da iniciativa: “Foi um dia em cheio onde houve reencontros e convívio. Senti também um grande companheirismo tanto na preparação da visita, como no próprio dia. Foi bom esquecer a pandemia por momentos!”.
O Rotaract e o Interact Clube de Abrantes são grupos constituídos por jovens que pertencem ao movimento Rotary International, cujo lema é “Dar de si antes de pensar em si”. Para além de ser uma organização de cariz solidário que atua em prol da comunidade em que está inserido, o movimento proporciona também a aprendizagens de soft skills, como a liderança, trabalho em equipa, falar em público, entre outros, de modo a formar novos líderes.
Em Portugal, o movimento rotário, geograficamente, encontra-se dividido em dois distritos. Os Clubes de Abrantes pertencem ao Distrito 1960 que abrange o sul, centro e ilhas.
Emblemagem dos novos membros do Rotaract
Fotos: Humberto Lopes