A Nestlé, através da sua marca NESTUM®, promoveu uma campanha intitulada “Juntos pelas Abelhas” que beneficiou 61 apicultores do país com 400 colmeias por forma a ajudar a colmatar os prejuízos destes em 2020.
Em nota enviada às redações a Nestlé revela que a entrega dos dois primeiros núcleos de abelhas-rainha (colmeia), de um total de 400, aconteceu esta quinta-feira. Ainda de acordo com o regulamento da iniciativa, foram selecionados 61 apicultores de norte a sul do país cujos apiários se localizam em regiões afetadas por catástrofes e calamidades naturais registadas em 2020.
Com esta iniciativa a marca NESTUM, revela a empresa, “está a contribuir para a reposição da população de abelhas nessas regiões, promovendo também a valorização do mel e dos produtos apícolas nacionais”.
Os apicultores elegíveis para esta oferta foram apurados por um concurso que decorreu durante o mês de abril, seguindo os critérios definidos pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a entidade que tutela o sector.
A entrega simbólica, dos dois primeiros núcleos decorreu esta 5ª feira no Posto Apícola do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), na Tapada da Ajuda, em Lisboa, e assenta no resultado do protocolo de colaboração para o desenvolvimento da campanha “Juntos Pelas Abelhas”, celebrado com a FNAP (Federação Nacional dos Apicultores de Portugal) e a FENAPICOLA (Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel).
Os núcleos de abelhas-rainha, doados por NESTUM, uma vez colocados no seu habitat natural e tendo alimento em abundância, terão a capacidade de se reproduzir. Ao que conseguimos saber, estes núcleos ainda não irão produzir mel em 2021, mas daqui a um ano já vão poder ser crestados.
A Antena Livre conseguiu saber que dos 61 apicultores escolhidos há cinco do Médio Tejo, sendo quatro de Abrantes e um de Tomar.
Os apicultores de Abrantes Carlos Rubina, Milton Henrique e Michelle Adão vão receber seis colmeias cada enquanto que Décio Silva receberá sete.
Em Portugal, os graves incêndios florestais que afetaram extensas áreas do território nos últimos anos destruíram também centenas de colmeias e deixaram outras tantas sem o alimento fundamental ao seu desenvolvimento – as plantas melíferas. E foi precisamente para apoiar a reposição deste efetivo e os seus habitats que NESTUM se aliou aos apicultores nacionais.
De acordo com a empresa “a campanha “Juntos pelas Abelhas” visa ainda sensibilizar toda a sociedade para a extrema importância de cuidar das abelhas, protegê-las e ao seu habitat e, sobretudo, proporcionar-lhes alimento em abundância através do simples gesto de plantar flores melíferas”.