A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Comando Territorial de Santarém, entre hoje, dia o1, e o dia 11 de novembro, está a realizar uma operação de segurança no âmbito da Feira Nacional do Cavalo, na Golegã e zona envolvente. O objetivo é garantir a segurança e a tranquilidade pública de todos os visitantes, entidades e habitantes locais, bem como o controlo e fluidez rodoviária.
De acordo com um comunicado da GNR, considerando a realização da XLVIII Feira Nacional do Cavalo que coincide com a XXV Feira Internacional do Cavalo Lusitano e com a Feira de São Martinho, e tratando-se de um evento de grande impacto a nível nacional e internacional que reúne milhares de visitantes, a GNR irá desenvolver uma operação para garantir a segurança de todos os visitantes, com a colaboração de diversas Entidades.
Esta operação conta com várias valências e especialidades da Guarda, nomeadamente meios do dispositivo territorial, de trânsito, da estrutura de investigação criminal, de patrulhamento ciclo e a cavalo, de ordem pública, proteção e socorro, de patrulhas do programa do Tourist Support Patrol e de vigilância com recurso a Unmanned Aircraft Systems (UAS), vulgarmente conhecido por drones.
Relembra-se ainda que na zona do Largo do Arneiro - Golegã e toda a sua envolvência, haverá interdição temporária do espaço aéreo, pelo que não estão autorizados voos de drones.
Esta operação conta com o reforço da Unidade de Intervenção (UI), da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS).
Para que o evento decorra em segurança, a Guarda Nacional Republicana deixa duas mãos cheias de recomendações: