O parlamento recomendou hoje ao Governo que dê prioridade à construção de uma nova ponte o rio Tejo, entre a Chamusca e a Golegã, no distrito de Santarém.
A recomendação, aprovada por unanimidade na Assembleia da República, resultado de um texto de consenso, a partir de projetos de resolução no mesmo sentido apresentados pelo PS, BE, CDS-PP, PCP e PSD.
No texto aprovado, os deputados recomendam ainda “medidas de regularização” do tráfego rodoviário na ponte João Joaquim Isidro dos Reis.
É pedido ainda ao Governo socialista que “procure soluções de financiamento para a conclusão da construção dos troços em falta no Itinerário Complementar 3 (IC3).
Mais genericamente, a recomendação sugere que sejam estudadas “soluções sustentáveis” e “de longo prazo” para “os constrangimentos existentes” no trânsito naquela zona.
A ponte João Joaquim Isidro dos Reis foi inaugurada em 1909 e foi alvo de obras de requalificação em 2013 que, por questões de segurança, obrigaram à diminuição da dimensão da faixa de rodagem.
Lusa