Se esta segunda-feira apresenta em grande parte do país um cocktail de alertas meteorológicos, há que juntar a existência de poeiras provenientes do deserto do Saara.
Há um aviso laranja para a trovoada está ativado para todos os distritos do sul, incluindo Lisboa, estando os restantes distritos com aviso amarelo.
Todo o território continental enfrenta também aviso amarelo para a precipitação.
Há ainda aviso amarelo devido ao calor nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre.
Em comunicado desta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisa para a existência de “poeiras em suspensão”. Trata-se de um fenómeno acontecerá “em especial no Interior” e vai “progredir de sul para norte ao longo do dia”, de acordo com a informação do IPMA.
A meteorologia espanhola também dá conta desta nuvem de poeiras que vai chegar à Península Ibérica por influência da depressão Dana que está a afetar o estado do tempo em Portugal e Espanha nesta segunda-feira. A Meteovigo dá conta dos ventos que vão empurrar as poeiras do norte de África e chega mesmo a falar em “chuvas de lama”, por causa das previsões de precipitação e trovoada previstas para este início de semana.