O avanço tecnológico permitiu o lançamento de novas funcionalidades e tecnologias que abriram portas a diversos setores - desde empresas que conseguiram otimizar os seus processos com adoção de tecnologia, aos novos mercados que foram criados com o digital, até aqueles que se reinventaram e passaram de um formato tradicional para um mais modernizado.
Os podcasts, são um dos formatos de comunicação que nos últimos tempos se tornaram uma verdadeira febre e, que num passado bastante recente não eram sequer uma opção de consumir conteúdo. Mas, porque será que os podcasts se tornaram tão populares? Vamos descobrir.
O segredo dos podcasts
Estamos longe – ainda que apenas tenham passado poucos anos, da altura em que o conteúdo era consumido através da televisão, rádio, revistas e um lançamento de um cd era o auge do ano. Corta para a atualidade, onde os conteúdos estão sempre disponíveis, sobre os mais variados temas e onde plataformas de streaming como Spotify, Youtube Music, Twitch, redes sociais com conteúdo constantes, em diferentes formatos, uns mais populares que outros. Mas, com tanta oferta já existente, porque os podcasts se tornaram tão populares?
Uma das razões é a possibilidade de ouvir conteúdo do seu interesse partilhado por pessoas que já conhece e admira em qualquer lugar – como no carro, ou enquanto cozinha o jantar. Ou seja, a componente de liberdade é importante, mas não é exclusiva dos podcasts. O que muda aqui é a segmentação de conteúdo, que permite à audiência ouvir e aprender sobre o que gosta, sem necessidade de procurar constantemente, como acontece, por exemplo com o Youtube, em que o vídeo sugerido, pode não ir exatamente de acordo com aquilo que procura, ou sem a necessidade de assistir a anúncios publicitários.
Os podcasts oferecem ainda a possibilidade de criar uma sensação de conexão com o criador do podcast, além de que alguns convidam convidados para conversarem sobre diversos assuntos tornando a experiência mais interessante.
Os podcasts mostram como o salto para o digital é essencial
Ainda que os podcasts possam ser consideradas uma tendência atual, que poderão, ou não, continuar a ter público daqui a 10 anos, eles mostram como a passagem de conteúdos para uma versão digital é essencial na atualidade. Caso contrário, a probabilidade do público ter acesso a um produto, ou serviço que não tem presença digital é reduzida drasticamente.
É exatamente por isso que programas televisivos, ou crónicas passaram para um formato digital, como o painel que integra o painel de debate público d’Eixo do Mal que agora existe em formato de podcast, ou plataformas que iniciaram a sua atividade no setor da música como o Spotify, são agora também plataformas de divulgação de podcasts.
A passagem para o digital é transversal a todos os mercados. Indústria de cinema que entenderam que plataformas de streaming são atualmente um fator chave para a indústria, as salas de casino que perceberam que era necessário uma migração para plataformas online para jogar slots online, pois o público-alvo procura cada vez mais este género de jogos em formato online, e até o mercado de livros, que mesmo não passando na totalidade para o digital, beneficia da tecnologia para aumentar a venda de livros como mostra o boom da tendência BookTok, criada pela rede social Tik Tok.
Concluindo, a grande oferta de plataformas de divulgação de conteúdo digital, oferece a vários os nichos de mercado vantagens numa presença digital, principalmente se estes formatos forem otimizados para os dispositivos móveis – a primeira escolha dos consumidores.