O aviso laranja por causa do calor na Madeira e Porto Santo foi prolongado até às 23:00 de domingo, assim como o aviso amarelo ativo em seis distritos do continente.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na Madeira e no Porto Santo, a persistência de valores muito elevados da temperatura máxima fez estender até às 23:00 de domingo o aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, que desce depois para amarelo até às 18:00 de segunda-feira.
Já nas ilhas açorianas de Santa Maria e São Miguel, o IPMA estendeu até às 09:00 de hoje o aviso amarelo, o menos grave, por causa da precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.
Em seis dos nove distritos de Portugal continental onde está ativo o aviso amarelo devido ao calor – Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra - o IPMA estendeu-o até às 23:00 de domingo, alertando para a “persistência de valores elevados da temperatura máxima, em especial no interior” dos distritos.
Já nos distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga, o aviso amarelo termina às 23:00 de hoje.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo e uma pequena subida da temperatura mínima no Norte e Centro.
As previsões indicam que as temperaturas mínimas vão variar entre os 13ºC (Bragança) e os 22ºC (Portalegre) e as máximas entre os 26ºC (Sagres) e os 37ºC (Santarém).
Lusa