A Proteção Civil emitiu esta tarde um aviso para o risco de incêndios rurais para as próximas 48 horas. De acordo com a proteção civil a meteorologia prevê percentagens de humidade relativa muito baixas, ventos moderados e temperaturas elevadas, acima de 33 graus. Por outro lado, hoje há condições para ocorrência de trovoada, no interior norte e Centro.
Revela a Proteção Civil que desta forma há condições meteorológicas propícias a ocorrências de comportamento errático dos incêndios, em especial a partir da noite de hoje.
Risco de incêndio a aumentar amanhã para níveis máximo ou muito elevado nas regiões do norte, do Centro, vale do Tejo, Alto e Baixo Alentejo e Algarve e elevado no restante território do continente.
Assim é proibido fazer queimadas extensivas ou fazer queima de amontoados sem autorização. É proibido utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito; é proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais; assim como é proibido lançar balões de mecha acesa e foguetes. Segundo a Proteção Civil é proibido fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas e é ainda proibido usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias, e nos municípios, com risco máximo. Os trabalhos na agricultura e floresta devem tender a evitar o uso de grades de discos.
A Proteção Civil nota ainda que é obrigatório usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.