O proTEJO – Movimento Pelo Tejo, com apoio da Quercus, organiza, no dia 19 de maio, o 6º Vogar Contra a Indiferença, com início no Caís Fluvial de Vila Velha de Rodão.
A iniciativa consiste numa descida em canoa com paragem na ilha da Fonte das Virtudes, com almoço picnic convívio, e regresso ao Caís Fluvial de Vila Velha de Rodão.
Neste percurso, os participantes visitarão o terreno “onde serão depositados 30 mil metros cúbicos de matéria orgânica poluente acumulada no fundo do rio Tejo, com origem nas descargas de efluentes das celuloses, que se situa a 500m das Portas de Ródão, em plena Área Protegida”, refere o proTEJO.
Informa ainda o Movimento que na atividade irá proceder-se à leitura da Carta Contra a Indiferença na qual se evidencia a necessidade de defender o rio Tejo da sobre exploração da água devido aos transvases da água do Tejo para o sul de Espanha, da agressão da poluição agrícola, industrial e nuclear.
A tarde será dedicada a um encontro em defesa dos ativistas ambientais, no Caís fluvial de Vila Velha de Ródão. Está ainda prevista uma mobilização significativa de grupos de cidadãos de ambos os lados da fronteira