André Virtuoso, João Mota - ex-jogador e Mário Medroa
A Casa do Povo de Rio de Moinhos, Abrantes, recebeu no domingo, a apresentação do livro "Do Sport Estrela À Casa do Povo de Rio de Moinhos - Quase um Século de História".
O livro, da autoria de André Virtuoso, Mário Medroa e Margarida Serôdio foi apresentado por Carlos Soares, responsável pelo blog "Desporto em Abrantes" e contou com um salão cheio de ex-futebolistas, familiares, amigos da instituição e Luís Filipe Dias, vereador com o pelouro do desporto na Câmara Municipal.
Salão da Casa do Povo encheu para a apresentação do livro
Em declarações à Antena Livre, André Virtuoso, autor e presidente da direção da Casa do Povo, explicou que o trabalho foi desenvolvido durante um ano e que um dos autores, Mário Medroa, foi quem sugeriu a recolha de informação, de fotografias e algum espólio para estar presente na Casa do Povo de Rio de Moinhos.
“Começámos a fazer algum trabalho de pesquisa. Com a necessidade de tentarmos encontrar algum apoio junto das entidades autárquicas surgiu a ideia de concebermos este livro que aceitámos logo e que nunca pensámos que fosse tão trabalhoso, mas que gostámos muito”, aludiu.
O livro reúne 133 páginas, está dividido em 8 capítulos e retrata a história do futebol na freguesia - sobretudo da Casa do Povo, desde os anos vinte até aos dias de hoje.
“Este livro trata da história da equipa de futebol de Rio de Moinhos desde a sua criação em meados de 1920 até aos dias de hoje. Foi efetuada uma pesquisa nos periódicos semanais da época até aos dias de hoje, onde se faz sempre referência aos atletas que pertenceram às equipas”, referiu André Virtuoso.
A obra “retrata também aquilo que foi a passagem do Sport Estrela Riomoinhense, ao Centro de Recreio Popular de Rio de Moinhos, que foi uma associação prévia à Casa do Povo, e depois faz referência ao surgimento da Casa do Povo e à equipa de futebol que passou a representar a coletividade até aos dias de hoje”, acrescentou.
André Virtuoso disse ainda que a obra “acompanha o que vai sendo a evolução da terra e do número de habitantes e cria também apontamentos da criação dos correios na freguesia, da eletricidade, etc - acompanha estes desenvolvimentos. Não faz uma abordagem muito profunda como da equipa de futebol, mas também acompanha algum desenvolvimento da freguesia”.
A obra, agora disponível, encontra-se à venda nas instalações na Casa do Povo por 12,5 euros.