O Rotary Club de Abrantes está a comemorar 40 anos de atividade. Nasceu a 20 de maio de 1981 e a cerimónia oficial de aniversário decorreu esta terça-feira, 25 de maio, na sede do clube, na Escola Raul Figueiredo.
A ocasião permitiu homenagear os três membros fundadores do Rotary Club de Abrantes que ainda permanecem no ativo, nomeadamente Augusto Morgado, João Tavares e José Rodrigues. Fazem parte do grupo inicial de 23 sócios que fundaram o Club em 1981.
Foi ainda entregue um Diploma de Reconhecimento “ao Companheiro Humberto Pires Lopes pelos seus 25 anos como membro do Rotary Club de Abrantes, pelo exemplar e dinâmico percurso, com elevado espírito de companheirismo, ao serviço da comunidade e na afirmação do ideal Rotário”.
O Rotary Club de Abrantes atribui ainda o pin Paul Harris a Júlio Miguel pelos seus 20 anos ao serviço da instituição.
Foram ainda agraciados com Diplomas de Apreço a Pegop e a Câmara Municipal de Abrantes, “dois parceiros de longa data”.
Joaquim Santos é o presidente do Rotary Club de Abrantes e no seu discurso relembrou a intervenção do clube junto da comunidade ao longo dos últimos 40 anos, como “o rastreio visual e auditivo que foi feito a milhares de alunos do 1º ano das Escolas dos Concelhos de Abrantes, Mação e Sardoal entre 2002 e 2016. O curso de Liderança em parceria com RAME de Abrantes, com a participação de centenas de jovens nas 10 edições realizadas entre 2009 e 2019. Formação em suporte básico de vida para estudantes do ensino secundário das escolas Dr Manuel Fernandes e Dr Solano de Abreu e EPDRA. Este projeto foi iniciado em 2017 e resulta numa parceria do Rotary Club, uma equipa de Enfermeiros do CHMT e as respetivas escolas. Este ano rotário, devido à pandemia, foram suspensos”.
No entanto, e como referiu, “o projeto do Rotary Club de Abrantes com maior visibilidade na comunidade onde se insere é o das Bolsas de Estudo, iniciado em 1983, que tem crescido ao longo dos anos com principal destaque para as parcerias
com a Pegop desde 2004 e com o Município de Abrantes desde 2012, permitindo um incremento bastante significativo do número de bolsas atribuídas”.
Joaquim Santos deu conta de que o Rotary Club de Abrantes é o clube que mais bolsas de estudo atribui em Portugal: “desde o início até hoje foram atribuídas 718 bolsas de estudo, patrocinadas pelo Município de Abrantes, empresas e cidadãos a título particular”.
A Pegop foi uma das entidades a quem foi entregue o Certificado de Apreço e o diretor da empresa, Carlos Ribeirinho, começou por agradecer “os serviços prestados à comunidade” e disse esperar “que assim continue durante muitos anos, com sucesso”.
Carlos Ribeirinho destacou “a já longa” parceria com o Rotary na atribuição das Bolsas de Estudo, “a qual muito valorizamos”. Disse que “muitas vezes o mais fácil é dar donativos ou outro tipo de contribuição monetária” sendo que, “o difícil é transformar isso em qualquer coisa útil, nomeadamente em algo de longo prazo”. Para o diretor da Pegop, “é isso que faz este programa de Bolsas” que considerou ser “o melhor dos investimentos: investir nas pessoas e nos jovens, em particular, para garantir que eles possam ter mais oportunidades e que no futuro as coisas sejam melhores para eles”.
Em representação da Câmara Municipal de Abrantes, também distinguida com um Certificado de Apreço, esteve a vereadora Paula Grijó que falou “de uma história longa e de uma história muito bonita”. Paula Grijó agradeceu ao Rotary Club de Abrantes o facto “de serem um clube sempre presente” e relembrou que “juntos, temos construído muitos projetos, sempre com o mesmo espírito comum em ajudar a fortalecer a comunidade, sejam projetos para os mais jovens ou para os menos jovens”.
A vereadora desejou ainda que “nos próximos 40 anos continuemos a construir esta história em conjunto, continuemos a construir pontes, a semear esperança e a semear solidariedade”.
No final, e como não podia deixar de ser, em dia de aniversário, cantaram-se os parabéns. Longa vida ao Rotary Club de Abrantes!
Galeria de Imagens