O jantar tinha como motivo a homenagem a um dos fundadores do Clube Rotário de Abrantes, em 1981, João Silva Tavares, mas começou com outros motivos de celebração. A primeira nota foi para a entrada de mais um membro no clube de Abrantes. A 29.ª companheira, e terceira mulher, a entrar no clube profissional foi Susana Silva. Apadrinhada por Leal Neto, anterior presidente do clube, Susana Silva fez a leitura dos quatro “mandamentos” do Rotary antes de receber o ‘pin’ que identifica os elementos que integram este clube. São 29 e o governador regional deixou já o desafio ao presidente José Luís Silva para se conseguir atingir o número redondo.
Vítor Cordeiro, governador distrital Rotary
Leal Neto fez questão de apresentar a nova companheira do Rotary clube de Abrantes e deixou uma nota que a melhor forma de “homenagear João da Silva Tavares, no seu centenário, é a trazer alguém mais novo para o clube.”
Susana Silva, de Carvalhal, foi apresentada como uma jovem que tem o ‘gosto pela arte de cuidar’ por isso, almejou, um dia, ser médica. Finalizou o curso de medicina em 2011 e de imediato veio para a sua terra, já que fez o ano comum no Centro Hospitalar do Médio Tejo. De acordo com a apresentação Susana Silva sempre quis ser uma médica “de todos e para todos tendo, desta forma, feito a sua especialização em medicina geral e familiar.”
Esteve na génese da USF de Abrantes, desde 2016, passou ainda por Constância e Santa Margarida, mas em 2018 integrou a Unidade de Saúde Familiar (USF) D. Miguel Almeida. Em 2019 passou a ser formadora de internato na USF e em 2020 assumiu a coordenação desta estrutura.
Susana Silva tem feito investigação sobre a Diabetes, a sua área de especialização, tanto mais que deste este ano assumiu a coordenação regional desta doença na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Consegue ainda ter tempo para ser a tesoureira da Junta de Freguesia de Carvalhal, para integrar a estrutura editorial da revista de medicina geral e familiar e para se dedicar à jardinagem.
Susana Silva, nova companheira do Rotary de Abrantes
Ainda antes da homenagem a João da Silva Tavares houve ainda tempo para a atribuição de reconhecimento da Fundação Rotária Internacional a propósito de donativos que foram feitos por membros do grupo. Este apoio, de acordo com Manuel Paulo, será administrado a nível mundial para combate à fome e pobreza. Assente na atribuição de um donativo de mil dólares á fundação. Verificou-se um reconhecimento individual a André Real e ao nível de empresas à ISATEL e Farmácia Santos.
Depois veio então a homenagem a João da Silva Tavares que em 1981 se juntou ao coronel Augusto Morgado, a José Rodrigues e ao Coronel Carreiras para fundar o Rotary Clube de Abrantes. O seu aniversário foi no dia 20, que assinalou com a família de sangue e profissional, mas oficialmente é no dia 25 de agosto.
João Tavares recebeu uma lembrança do clube que ajuntou a fundar e que é uma miniatura da escultura que o Rotary ofereceu à comunidade e instalou junto ao Hospital em Abrantes.
Vítor Cordeiro vincou o trabalho feito pelo homenageado ao nível da Fundação Rotária na atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior. Tanto mais que, a este nível, o clube de Abrantes é, no país, aquele que atribuiu mais bolsas a alunos por via de acordos com o Município de Abrantes e outras empresas do concelho.
Vítor Cordeiro, governador distrital Rotary
José Luís Silva, presidente em exercício do Rotary Clube de Abrantes, disse à Antena Livre que quiseram associar-se a este centenário porque “é uma idade muito bonita” e também porque “temos uma dívida de gratidão para com ele [João da Silva Tavares] como fundador.”
José Luís Silva referiu que esta reunião foi festiva e de esperança porque “tivemos gente nova. Tivemos jovens dos clubes jovens [Interact e Rotaract] e isso acrescenta valor à nossa comunidade.”
O presidente do Rotary Clube de Abrantes que este legado fica para o clube também. O Dr. João Tavares “juntamente com os outros fundadores têm sabido construir a credibilidade que é o grande pilar da nossa ação. Depois a criatividade de cada um de nós, vamos tendo muitas atividades.”
José Luís Silva, presidente Rotary
Sobre a peça que o Rotary ofereceu ao aniversariante José Luís Silva explicou que é uma miniatura da mesma que o clube ofereceu à cidade de Abrantes [localizada na avenida Dr. Santana Maia] por ocasião do centenário do movimento rotário.
E os presentes no jantar ficaram a conhecer o percurso de João da Silva Tavares assim como o trabalho desenvolvido pela sua empresa, nomeadamente, na área da investigação e inteligência artificial do grupo Silva Tavares.
Notícia relacionada: João Silva Tavares festejou 100 anos. Laboratório que fundou em 1950 é exemplo na Europa e EUA
Galeria de Imagens