A depressão Olivier, que vai levar mau tempo a Espanha nos próximos dias, não vai ter efeitos diretos no estado do tempo em Portugal continental.
Apesar disso o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que nos dias 10 e 11, "estão previstos aguaceiros e trovoadas ocasionais, com maior probabilidade de ocorrência no dia 11, associados a uma região depressionária complexa e com expressão em altitude, na qual um dos núcleos (o mais distante de Portugal continental) é a depressão Olivier".
O IPMA prevê-se uma "subida de temperatura, mais significativa da máxima no litoral Norte e Centro".
As temperaturas podem chegar aos 28 graus nalgumas regiões do país, sendo que em Santarém, Abrantes, Constância, Entroncamento, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha devem chegar aos 27 graus nesta terça-feira.
A depressão Oliver vai, no entanto, trazer temperaturas mais baixas, muita chuva, trovoada e granizo, especialmente no Centro e no Sul do país.
A previsão é que os efeitos da tempestade permaneçam até ao fim de semana, com a chuva a intensificar-se na sexta-feira e no sábado.
Para esta terça-feira está ainda prevista a chegada de uma vaga de poeiras oriundas do Norte de África arrastadas pelos ventos. O fenómeno atmosférico vai notar-se no céu que ficará mais alaranjado e vai fazer-se sentir sobretudo na quinta e na sexta-feira.
Os especialistas alertam que devem ser tomadas diversas medidas de precaução, sobretudo para quem tiver problemas de respiração ou alergias.
Em situações semelhantes, a Direção-Geral da Saúde aconselhou as crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios e cardiovasculares a permanecerem em casa enquanto se mantiverem no ar as poeiras vindas no Norte de África, previstas para quinta-feira.
A DGS adianta que, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, estes grupos além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas.
À população em geral, a autoridade de saúde recomenda que deve evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.