Quase 1 milhão e meio de euros é o prejuízo da passagem da depressão extra-tropical Elsa pelo concelho de Vila Nova da Barquinha. Os danos são vários e em todas as freguesias, mas os mais avultados resultam do aumento dos caudais do Tejo, por um lado, e das ribeiras afluentes, por outro.
Fernando Freire, presidente da Câmara da Barquinha explicou à Antena Livre, à margem da reunião de Câmara de ontem [8 de janeiro], que a ribeira e o cais de Tancos e o cais da ilha do Castelo de Almourol são as situações mais urgentes a resolver. O autarca revela que já pediu uma visita de técnicos do Ministério do Ambiente para avaliar as questões de navegabilidade do rio, até porque nas condições atuais os barcos não podem atracar no Almourol causando prejuízos às rotas turísticas do concelho.
Na avaliação dos estragos a autarquia identifica a consolidação de vários taludes, numa intervenção de cerca de 65 mil euros, o desaparecimento de um cais e de uma embarcação privada e a maior intervenção no talude e acesso à foz do rio Zêzere que deverá ter um orçamento da ordem dos 900 mil euros.
Efeitos da tempestade Elsa na freguesia de Tancos Créditos: C. M. Vila Nova da Barquinha
Nesta inventariação a Câmara da Barquinha identifica ainda a regularização de uma linha de água na freguesia de Atalaia e “o desassoreamento da foz do Tejo e regularização do leito da Ribeira de Tancos” que deverão ter um custo de 482 mil euros. Contas feitas o prejuízo que a tempestade Elsa deixou na Barquinha é de 1.491.500 euros.
Fernando Freire revelou que há situações mais urgentes que outras, mas que é necessário apoio do Estado para estas intervenções. Confirmou que por enquanto sé existe informação de linha de apoio aos agricultores, mas espera abertura do Governo para com as autarquias. Aliás, a própria Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, depois de apurar o valor dos prejuízos da tempestade nos 13 concelhos que a integram, deverá fazer um pedido conjunto de auxílio ao governo.
Efeitos da tempestade Elsa na freguesia de Tancos Créditos: C. M. Vila Nova da Barquinha