A Linhaceira volta a realizar “um dos mais originais e efusivos festejos de Carnaval do centro do país”, envolvendo os quase mil habitantes desta aldeia do concelho de Tomar na criação, “de forma completamente artesanal”, de “magníficos e engenhosos carros alegóricos”.
O Carnaval da Linhaceira decorre de sábado a terça-feira, tendo na tarde de domingo o seu “momento principal”, com o desfile do corso pelas ruas da aldeia, integrando participantes vindos de localidades vizinhas, e com os acompanhantes dos carros alegóricos “vestidos e caracterizados a rigor pela mão de autênticos artistas locais”, afirma uma nota da organização.
“Outro momento alto e sempre divertido é a ‘Porcalhada’, na tarde da terça-feira gorda”, realça a nota, dando conta ainda dos bailes que acontecem todas as noites e da apresentação do rei e da rainha, no sábado, do concurso de fatos de papel, na segunda-feira, e da eleição do melhor mascarado, na terça-feira.
Tradição com cerca de 30 anos, o Carnaval da Linhaceira tem este ano um concurso de fotografia, iniciativa que se integra nas comemorações do centenário da escola primária local.
Lusa