A fábrica da Mitsubishi Fuso vai fechar 2017 com um volume de faturação na ordem dos 230 milhões de euros, mantendo a tendência crescente iniciada em 2015, ano em que faturou 130 milhões de euros.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), fábrica instalada em Tramagal, no concelho de Abrantes, com 450 colaboradores, disse que o volume de faturação previsto até final de 2017 é de “cerca de 230 milhões de euros” e que no ano 2018 a fábrica vai continuar a produzir a Fuso Canter nas suas várias versões, incluindo a Fuso eCanter.
“Em 2018 continuaremos o lançamento da versão elétrica e projetamos um ano com um nível de atividade global semelhante ao de 2017”, afirmou Jorge Rosa, tendo referido que, este ano, foram 32 os países para onde a fábrica instalada no distrito de Santarém exportou.
“Os principais destinos da produção dos vários modelos da Canter foram Alemanha, Reino Unido, Portugal, Itália, Espanha, Marrocos, Irão, Holanda, Bélgica, Irlanda, Suíça, República Checa, Estados Unidos, França, Israel, Polónia e Turquia”, precisou.
O presidente executivo da MFTE disse que a empresa vai oferecer na sexta-feira três veículos 4×4 às corporações de bombeiros afetadas pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande em junho passado, iniciativa que decorre do anúncio feito em julho durante a cerimónia de lançamento do novo camião elétrico eCanter.
A fábrica do Tramagal está a produzir a nova viatura Fuso eCanter para os mercados Europeu e norte-americano, em simultâneo com a viatura comercial Fuso Canter convencional.
A fábrica do Tramagal, a cerca de 150 quilómetros a nordeste de Lisboa, foi fundada em 1964 como uma sociedade entre o negócio da família Duarte Ferreira e o antigo fabricante de camiões Francês Berliet.
Em 1980 a fábrica começou com a montagem de CKD (completely knocked down) para a Mitsubishi Fuso e nos anos que se seguiram montou o comercial ligeiro de mercadorias e outros veículos da Mitsubishi Fuso para o mercado nacional.
Uma década depois foi adquirida pela Mitsubishi Motors Portugal e em 1996, a Mitsubishi Motors Corporation adquiriu a unidade fabril. A fábrica tornou-se parte da Daimler AG em 2003 altura em que este fabricante de automóveis adquiriu a maioria Mitsubishi Fuso.
A fábrica estende-se por cerca de 160.000 metros quadrados, contando no final de 2017 com 450 colaboradores a produzir a Fuso Canter para cerca de 30 países Europeus, Israel, Marrocos e Turquia. Aproximadamente 95% dos veículos são exportados.
Desde 2012, os colaboradores do Tramagal produzem também a Fuso Canter Eco Hybrid, a versão híbrida da Canter.
A MFTE já produziu na fábrica do Tramagal mais de 200.000 veículos, dos quais 95% para exportação.
Lusa