Um Transformador de Potência, desmantelado do Centro Produtor de Energia do Pego (central a carvão) vai ter como destino final uma outra central, mas na Grécia.
A informação é avançada pela companhia de transportes LASO, na sua página oficial da rede social Facebook, dando conta que foi a empresa escolhida para fazer este transporte de grande dimensão.
O transporte e toda a logística inerente a este projeto, em regime Multimodal, teve o carregamento do transformador no passado fim de semana. O destino é a Central Termoelétrica de Thisvi, na Grécia, que é uma central de ciclo combinado, ou seja produz electricidade a partir do gás natural.
Segundo a LASO, está a decorrer a 1.ª fase do transporte que consiste em cerca de 280 km, entre o Pego e o porto de Setúbal com chegada prevista para dia 19 de janeiro. Este transporte vai passar por várias localidades: Alpalhão, Monforte, Estremoz, Arraiolos, Poceirão entre outras.
Ainda de acordo com a informação da LASO este transporte tem um peso de 368 toneladas, 72 metros de comprimento, 5 metros de largura e 5,5 metros de altura, o que coloca imensos desafios de modo a ultrapassar todos os obstáculos apresenta o referido trajeto, nomeadamente sistemas semafóricos, postes e linhas elétricas ou de telefone, ou ainda de fibra ótica, entre outros.