Sob a Direção da CIT - Confraria Ibérica do Tejo, o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, parte de Malpica do Tejo, esta quinta-feira, dia 31 de maio, e terminará na Marina de Oeiras, no dia 24 de junho próximo.
Pela região vão passar a 3ª, 4 e 5ª etapas do percurso. Este sábado, dia 2 de junho, o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, passará às 9h30 na Praia do Alamal, seguindo o percurso por Ortiga, Alvega, Mouriscas, Pego e Rossio ao Sul do Tejo.
No domingo, dia 3 de junho, volta a arrancar, às 9h00, em Rossio ao Sul do Tejo, seguindo o percurso pelo Tramagal, Rio de Moinhos, Amoreira, Constância, Praia do Ribatejo, Tancos, Arripiado e Vila Nova da Barquinha.
O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo é retomado no dia 8 de junho, às 14h30, em Vila Nova da Barquinha e parte para Pinheiro Grande, Chamusca (Porto das Mulheres) e Azinhaga.
O percurso terminará na Marina de Oeiras, no dia 24 de junho.
O Cruzeiro tem como objetivos reforçar a identidade das comunidades, aproximando-as através da partilha cultural e religiosa, aproximar as comunidades do rio Tejo para usufruírem da sua riqueza e transformar as comunidades ribeirinhas em elementos divulgadores das potencialidades do rio na área do Turismo Sustentável e das Culturas a ele associadas.