Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Vila de Rei aposta no turismo da Estrada Nacional 2 (C/ÁUDIO)

23/07/2020 às 00:00

O município de Vila de Rei está a apostar fortemente na promoção turística da Estrada Nacional 2. E como forma de simbolizar essa aposta avançou para a criação de carimbos personalizados alusivos à Rota da Estrada Nacional 2, disponibilizando-os nos equipamentos municipais (Câmara Municipal, Museu de Geodesia, Museu do Fogo e da Resina e Museu Municipal), aos estabelecimentos de restauração, bebidas e alojamentos do concelho.

Desta forma, os visitantes que percorram a Estrada Nacional 2 podem agora carimbar o seu Passaporte da Rota da Estrada Nacional 2 em 34 estabelecimentos municipais, com um carimbo que identifica Vila de Rei, o seu quilómetro identificativo da EN2 (366) e o estabelecimento que o viajante visitou neste seu percurso.

Por outro lado, o executivo aprovou também os novos preços do passaporte e do guia da rota, no sentido de os harmonizar com os restantes municípios que integram a associação da maior estrada portuguesa, que liga Chaves a Faro.

Paulo César Luís, vice-presidente do Município de Vila de Rei e responsável pelo pelouro do Turismo, afirma que “o projeto da Rota da Estrada Nacional 2 tem trazido muitos visitantes a Vila de Rei e, com esta ação, pretendemos facilitar o processo de carimbar o respetivo Passaporte, que grande parte dos viajantes utiliza para, mais tarde, recordar a sua passagem por esta mítica estrada. Disponibilizando este carimbo nos nossos estabelecimentos de restauração, alojamento e bebidas, esperamos também que os viajantes possam aproveitar para ficar a conhecer mais sobre o nosso concelho e a nossa gastronomia, e que permaneçam em Vila de Rei o máximo tempo possível.”

Por outro lado, o vereador explicou à Antena Livre a aposta que vai ser feita na sinalização da antiga Nacional 2. “Vila de Rei tem "duas" Nacional 2, a variante que liga Abrantes a Vila de Rei, mais rápida e cómoda, mas tem a antiga que leva os visitantes a entrarem em território vilarregense”, disse Paulo César destacando que o antigo traçado faz o visitante passar pelo Penedo Furado e leva-os até ao Sardoal. De notar que no traçado da variante a vila de Sardoal fica ao lado da estrada, mas no antigo [e original] é atravessada pela estrada.

Paulo César Luís, vice-presidente CM Vila de Rei

E se na variante a responsabilidade é da empresa pública Estradas de Portugal, que tem regras apertadas, e próprias, na sinalética a implementar, na estrada antiga essa responsabilidade é do município. Pelo que é por aí que a autarquia vai avançar na promoção turística para colocar os turistas, caminhantes, entusiastas desta rota a percorrer esta estrada. É mais estreita, com muitas curvas, mas “muito mais bonita”.

Por outro lado, é em Vila de Rei que fica o centro desta estrada, ao km 369,6. E, porque é o Centro Geodésico de Portugal, vai também ser assinalado o km central a EN 2 com o totem a assinalar essa informação.

Paulo César Luís espera que com o carimbo e com estes ajustamentos os turistas possam parar “mais por dentro” de Vila de Rei quando circularem entre Chaves e Faro ou vice-versa.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X