A equipa de Sapadores Florestais SF 03-166, com trabalho desenvolvido no concelho de Vila de Rei, passou a ser dirigida pela Câmara Municipal, conforme a indicação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Anteriormente sob tutela da Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Vila de Rei, e desativada nos últimos anos, a equipa de Sapadores Florestais viu agora aprovado o pedido de transferência de titularidade apresentado pelo Município, estando assim reunidas as condições para que possa voltar a desenvolver o seu trabalho, pode ler-se na nota de imprensa da Autarquia vilarregense.
O Município está assim encarregue de assegurar uma equipa de Sapadores Florestais com o mínimo de cinco elementos, garantindo as despesas correntes inerentes: salários, encargos sociais e seguros de acidentes de trabalho, lê-se na mesma nota, onde o Município informa ainda que vai abrir brevemente um concurso público para preenchimento das cinco vagas disponíveis na equipa de sapadores.
O presidente da Câmara, Ricardo Aires, adianta que “a transferência de titularidade da equipa de Sapadores Florestais, que passa agora a estar sob alçada do Município, e a sua consequente ativação, é uma importante notícia para o nosso Concelho. Os Sapadores Florestais são um importante auxílio na prevenção de incêndios florestais, não só pelas ações silvícolas, de gestão de combustíveis ou de vigilância que desempenham, mas também pelo apoio e sensibilização da população para as normas de conduta mais corretas na gestão do espaço florestal”.