Encontra-se já em atividade, em Vila de Rei, um Gabinete de atendimento à Vítima de Violência, de forma gratuita e confidencial, a funcionar quinzenalmente no edifício da Câmara Municipal.
A criação deste espaço nasce na sequência do protocolo de colaboração assinado entre o Município de Vila de Rei e a Amato Lusitano – Associação para o Desenvolvimento, que prevê ainda a promoção de campanhas junto da comunidade e das escolas no sentido de sensibilizar para esta temática.
Para Ricardo Aires, presidente da Autarquia de Vila de Rei, “estão, de momento, reunidas as condições para que o Município consiga prestar as melhores condições de apoio e proteção a vítimas de violência. O Gabinete agora em funcionamento será uma importante mais-valia para que as pessoas vejam garantido o apoio social, psicológico e jurídico necessário para enfrentar situações difíceis como esta”.
Informa o Município em nota de imprensa que o Gabinete se encontra aberto ao público nas primeiras e terceiras quintas-feiras de cada mês, entre as 09h30 e as 17h30.
Este novo departamento tem o objetivo de prestar apoio diferenciado às vítimas de violência, nomeadamente no âmbito jurídico (esclarecimento sobre direitos, processos judiciais, denúncias criminais, entre outros), psicológico (suporte emocional, provir intervenção psicológica individual e avaliar o risco psicológico e o grau de sofrimento emocional) e social (avaliação das necessidades urgentes das vítimas e familiares, auxiliar o contacto com serviços e instituições com recursos mais adequados para o processo de apoio ou rever as condições de habitação, educação, emprego e formação profissional), pode ler-se.