O Município de Vila de Rei vai avançar com uma campanha de compra de azeite aos produtores que utilizam o Lagar Municipal para transformar este seu produto. Esta é uma medida inicial que prevê, a curto prazo, a criação de uma marca de azeite criada e produzida no Concelho.
A compra do azeite será efetuada pelo valor de 4,60€, após análise efetuada pelos técnicos do lagar, informa o Município em nota de imprensa.
Esta medida do Município vem permitir que os produtores do concelho possam comercializar os seus excedentes diretamente com a Autarquia, servindo igualmente de incentivo para que possam aumentar as suas plantações e, consequentemente, a sua produção e os seus lucros, lê-se.
Ricardo Aires, presidente do Município, adianta que “esta medida surge no seguimento da aposta que a Autarquia tem vindo a realizar na área da Agricultura, encarando-a como uma importante forma de dinamizar a economia local e gerar riqueza no nosso território. O Concelho Vilarregense possui características ideais para a produção da oliveira sendo que esta medida, ao proporcionar que os nossos agricultores possam facilmente escoar a sua produção, pode servir de incentivo para que estes possam aumentar o número de oliveiras e a produção de azeite. A exploração dos terrenos agrícolas terá ainda uma elevada importância a nível de limpeza de terrenos e à consequente mais-valia de prevenção de fogos florestais”.