A Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, comemora o seu 28º aniversário esta sexta-feira, 26 novembro.
Para recordar a data, a Biblioteca vai receber a exposição “Evelina Oliveira, colecionadora de histórias”, que mostra ilustrações originais de alguns livros publicados desde 2004 até ao momento. A ilustradora, natural de Abrantes, refere ainda que esta exposição “expõe peças em cerâmica, marionetas e outros objetos intervencionados com ilustração indutores de histórias por inventar”.
Evelina Pereira, mestre em Ilustração Artística pela Universidade de Évora, vive e trabalha no Porto, dando regularmente formação em workshops de pintura, desenho, técnicas de impressão artesanais e ilustração artística em bibliotecas, escolas e museus.
A exposição “Evelina Oliveira, colecionadora de histórias” é inaugurada no dia em que a Biblioteca assinala os seus 28 anos de vida, pelas 18 horas.
Nesse mesmo dia, 26 de novembro, pelas 21h30, “Poetas com Voz” é o nome do espetáculo com Luís Portugal, vocalista dos Jafumega, acompanhado por Rui Vilhena (Vozes da Rádio) na guitarra e voz, e por Ricardo Coelho, na percussão e vibrafone, que se realiza na Biblioteca Municipal António Botto. Este espetáculo será uma viagem pela língua portuguesa, através de vários poetas cantados como José Afonso, Ary dos Santos, José Luís Tinoco, Carlos Tê, José Soares Martins, entre outros.
A entrada é gratuita, mas está sujeita ao levantamento dos bilhetes no dia do espetáculo, que poderá ser feito no Welcome Center – Posto de Turismo (10h-13h e 14h-18h) ou na Biblioteca Municipal (10h às 19h30). A lotação é limitada.
A Biblioteca será palco ainda, no dia 3 de dezembro, pelas 21h30, do encontro com a apresentadora de televisão Fátima Lopes que irá apresentar o seu mais recente livro “Encontrei o amor onde menos esperava”. A apresentação do livro estará a cargo de Patrícia Matos, ex-jornalista da TVI, que cresceu na vila de Tramagal, concelho de Abrantes.
Recorde-se que a Biblioteca Municipal António Botto foi inaugurada a 26 de novembro de 1993, numa das alas do Convento de São Domingos, então requalificada com projeto do arquiteto Duarte Castel-Branco, tendo sido criada de acordo com o programa da Rede Nacional de Leitura Pública.
Foto: Município de Abrantes