As associações juvenis do concelho de Abrantes vão reunir-se este sábado, dia 4 de maio, para debater a realidade atual do associativismo e os novos desafios, boas práticas e experiências.
A iniciativa é organizada conjuntamente pela Câmara Municipal e pela Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém, vai acontecer no recinto das festas de São Facundo e tem início às 13h30, com a acreditação dos participantes e com o acolhimento, às 14h30, por parte do presidente do município de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, de Eduarda Marques, diretora do IPDJ, e de Jorge Claro, diretor da FAJUDIS.
Este encontro vai permitir à FAJUDIS olhar para as realidades do concelho de Abrantes e trazer a estas associações boas práticas de associações de outros pontos do distrito, como explicou à Antena Livre e ao Jornal de Abrantes o diretor da federação, Jorge Claro:
“Por um lado temos uma postura de auscultação do tecido social e associativo de Abrantes, mas por outro lado também vamos trazer práticas que consideramos de excelência que temos no distrito, também numa perspetiva de cooperação e solidariedade entre as várias organizações do distrito, vamos trazer projetos bem sucedidos como forma de motivar e incentivar, não a copiá-los mas numa perspetiva de partilhar ideias”.
Jorge Claro admite que a realidade do associativismo é “idêntica a outras realidades económicas e sociais”, isto é, que há “excelentes exemplos e associações que se dinamizam, que estão vitais, com saúde e prontas para os desafios do contexto atual” bem como há também “associações que têm os seus momentos de crise”.
No que diz respeito a Abrantes, Jorge Claro diz que existem “vários mecanismos de apoio” numa zona que “continua ainda a ser uma referência a nível da região no próprio serviço de associativismo juvenil”. No entanto, alerta que “os desafios são urgentes e cabe a todos nós, agentes sociais, incentivar e mobilizar os jovens a uma participação mais cívica, uma vez que o associativismo pode ser um meio para o próprio jovem que participa como também para o desenvolvimento das comunidades e do território”.
O plano de atividades do XV Encontro Municipal das Associações Juventude do Concelho conta com um debate, com início marcado para as 15:15, sobre “Associativismo, Mudanças e Novos Desafios: 1999-2019”, que tem como convidados Emanuel Coxinho e Laura Branco da AJRCP e Cátia Rodrigues e Sofia Florindo da Cem Rumos.
Pelas 16h30 a partilha vai ser sobre “Boas Práticas”, com Jorge Silva, Presidente da SCOCS, e Ricardo Miguel, do Clube Desportivo Os Patos.
Há ainda espaço para a partilha de experiências associativas e para um jantar, gratuito para os participantes no encontro, e aberto à população mediante inscrição para o email fajudis@gmail.com .
Depois do jantar, a iniciativa termina com um momento de música, com a atuação do projeto Lodo e do DJ Johnny Happy.