Durante a Semana Santa, em Sardoal, as Igrejas e Capelas do concelho vão estar decoradas com tapetes feitos de pétalas de flores e verduras naturais, com desenhos alusivos à época.
Entre Quinta-feira Santa, 28 de março, e Domingo de Páscoa, 31 de março, os tapetes nos templos refletem o empenho com que a comunidade sardoalense trabalha e se envolve na Semana Santa, criando verdadeiras obras de arte.
Os enfeites na vila são efetuados nas Igrejas da Misericórdia e do Convento de Santa Maria da Caridade, nas Capelas de Nossa Senhora do Carmo, Espírito Santo, S. Sebastião, Sant’Ana, Santa Catarina e Senhor dos Remédios.
Pelo nono ano, também as Igrejas e Capelas de fora da vila estão adornadas com flores e verduras. O Município disponibilizará transporte para visitar estes templos no dia 30 de março, com partida junto ao Centro Cultural Gil Vicente, pelas 10 horas.
Os tradicionais tapetes de flores e verduras são uma das iniciativas mais emblemáticas das Celebrações da Semana Santa e Páscoa em Sardoal, atraindo, todos os anos, milhares de visitantes. Esta é uma tradição cultural que se julga ser única no país, remontando a um passado longínquo, sabendo-se que já existia com grande esplendor no século XIX.
Recorde-se que a Semana Santa de Sardoal foi incluída, em dezembro passado, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial por parte da Direção Geral do Património Cultural, com publicação em Diário da República a 29 desse mês.
Os Programas Religioso e Complementar estão disponíveis em www.cm-sardoal.pt.