Na sequência de uma candidatura à iniciativa europeia EUCF (European City Facility), o Município da Sertã está a desenvolver um conjunto de ações para “preparar as condições necessárias para se tornar um concelho de energia positiva, com o objetivo de aumentar a eficiência energética e implementar o armazenamento de energia em larga escala”.
A primeira fase dos trabalhos, atualmente a decorrer, consiste num inquérito à população do concelho que permitirá traçar o perfil energético do setor residencial. O inquérito é de resposta anónima e o seu preenchimento irá fornecer informações importantes para conhecer melhor a realidade energética das habitações do concelho. O Município da Sertã apela à população que preencha o referido questionário, até ao próximo dia 14 de março, no seguinte link: https://shorturl.at/fgQM3.
Para Rui Antunes, vice-presidente da Câmara Municipal da Sertã e vereador do Ambiente, este projeto “é de uma enorme importância e relevância”. Além de “dar a conhecer a realidade energética do concelho”, irá permitir “criar estratégias e apontar medidas no sentido da eficiência energética”. Este projeto surge na sequência de anteriores iniciativas, visando o cumprimento de metas de sustentabilidade ambiental.
O projeto é composto por diversas ações, que irão decorrer até agosto de 2025. Toda a informação produzida será integrada num relatório final, do qual se destaca a preparação de projetos de investimento na área da eficiência energética, “muito importantes para o concelho da Sertã”, nomeadamente para aumentar a produção de energia renovável (eólica e solar), armazenar o excedente de energia produzida e não consumida, reforçar o número de postos de carregamento de veículos eléctricos, incentivar a instalação de bombas de calor e a reabilitação de infraestruturas, continuar a transição para iluminação pública através de LED e constituir comunidades de energia renovável, entre outros.