No âmbito dos seus 20 anos, o Tagusvalley organiza o evento Portugal Inovação Social: Médio Tejo, a realizar no próximo dia 20 de janeiro, pelas 16 horas.
Este evento tem como objetivo “assinalar o arranque dos projetos: Geração Circular e iMAGINE. Estes dois projetos surgem, da identificação de um problema social: o desemprego jovem. Trata-se de um fenómeno abrangente em termos regionais e académicos, em que Portugal se posiciona claramente acima da média europeia.
O Tagusvalley identificou este como um principal problema social a abordar, envolvendo-se desta forma nestas iniciativas, sendo entidade líder do Geração Circular e investidor social do iMAGINE.
PROGRAMA:
16h00 - Boas Vindas
16h05 - A perspetiva do TAGUSVALLEY, perante os projetos do Portugal Inovação Social
16h15 - Apresentação do projeto Geração Circular
16h30 - Apresentação do projeto iMAGINE
16h45 – Q&A
17h00 – Networking
Geração Circular:
O Tagusvalley obteve em outubro aprovação do projeto Geração Circular, por parte da Portugal Inovação Social, que tem por público-alvo os desempregados de 18 a 25 anos, residentes no Médio Tejo com, no mínimo o 12.º ano de escolaridade completo, e que possui como investidor social a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
O projeto visa criar um programa destinado a proporcionar novas ferramentas aos jovens em temas emergentes, como economia circular e inteligência artificial, enquanto fortalece suas competências pessoais.
A iniciativa tem como propósito preparar os jovens para a iminente transição no mercado de trabalho dos próximos anos e, consequentemente, aumentar a sua confiança e reduzir o índice de desemprego jovem na região do Médio Tejo.
iMAGINE:
O iMAGINE é um programa de impacto social para jovens adultos criado pela DiVERGE que visa melhorar as competências para a empregabilidade dos jovens e promover a sua inclusão social.
O iMAGINE começa com um programa de formação intensivo que os introduz a vários temas relacionadas com a comunicação, o marketing e o empreendedorismo, entre outros, a fim de desenvolverem competências e aumentarem a sua autoconsciência.
Este é o início de uma parceria a longo prazo, uma vez que cada participante tem depois a oportunidade de contar a sua história ao mundo, criando os seus próprios sneakers, lançando um micro-negócio com a DiVERGE para praticar as novas competências adquiridas, obtendo os lucros resultantes das vendas.