Os 51 anos do 25 de Abril de 1974 são assinalados no concelho de Sardoal através de um conjunto de iniciativas, promovidas pelo Município em parceria com diversas entidades.
Desta forma, no dia 23, o Centro Cultural Gil Vicente (CCGV) recebe a apresentação do livro “A História que um dia também vais contar”, de Pedro Dyonysyo. Uma iniciativa exclusiva para os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Sardoal, promovida pela Biblioteca Municipal.
No dia 24, quarta-feira, é exibido, às 21h30m, no CCGV, o documentário “Sempre” com a presença da realizadora Luciana Fina, numa sessão de “O Outro Cinema”, organizada por este Município e pelo EspalhaFitas (Cineclube de Abrantes) e financiada pela DGARTES, ao abrigo do apoio à Programação da RTCP.
O cinema volta ao Centro Cultural no dia 26, sábado, com o filme “Camarada Cunhal” que estreia a nível nacional no dia 24. O filme terá duas sessões, uma às 16 horas e outra às 21h30m.
A Biblioteca Municipal terá patente, a partir de 24 de abril e até 20 de maio, a Exposição “Adeus, Pátria e Família”, gentilmente cedida pelo Museu do Aljube.
No dia 25 de Abril, às 9 horas, terá lugar a cerimónia do Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, seguindo-se as tradicionais Corridas da Liberdade. À tarde, no Parque Desportivo Municipal, decorrerá o XIX Torneio Interconcelhio de Escolinhas de Futebol, dinamizado pelo Grupo Desportivo e Recreativo “Os Lagartos”. Ainda na tarde de 25 de Abril terá lugar uma Assembleia Municipal Extraordinária, pelas 17h00, no CCGV, subordinada ao tema “Princípios e Valores do 25 de Abril, em abril de 2025”.
A 26 de abril, pelas 15 horas, a Biblioteca Municipal acolhe a iniciativa À Conversa com… Clara Não, ilustradora, escritora e feminista.
A encerrar as celebrações de Abril, o CCGV apresenta, a 30 de maio, pelas 21h30m, o espetáculo de dança contemporânea, música e poesia “Flor da Liberdade”, pelo coletivo Dancema.