O agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo registou nas últimas 24 horas mais dois casos positivos de infetados com o coronavírus, atingindo um total acumulado de 486 infetados. Estes dois novos casos positivos foram detetados no concelho de Mação e no de Torres Novas. Com os casos desta quinta-feira Mação passa a ter um total de 26 infetados com nove doentes recuperados e em Torres Novas há um registo de 67 doentes com 50 já recuperados.
Ainda de acordo com os dados da unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo há a registar mais 11 casos de doentes que recuperaram da doença COVID-19, dez no concelho de Ourém e um no concelho do Entroncamento.
No que diz respeito a vigilâncias ativas há mais três casos de pessoas que ficaram em isolamento e outras três que tiveram alta do isolamento, de acordo com a autoridade de saúde pública da região.
O Médio Tejo tem um total de 63 pessoas em confinamento por terem contactado com doentes infetados com o SARS-COV-2. Estas pessoas estão em isolamento nos concelhos de Abrantes (3), Constância (6), Entroncamento (9), Mação (7), Ourém (4), Tomar (6), Torres Novas (23) e Vila Nova da Barquinha (6).
De acordo com José Cunha, médico de Saúde Pública do Médio Tejo, o aumento dos recuperados é sempre um dos valores que provoca satisfação em quem tem de lidar com todas estas situações. José Cunha garantiu, no entanto, que as medidas de precaução (etiqueta respiratória, distanciamento social e uso de máscara) vieram para ficar e temos de nos habituar a esta nova vida.
José Cunha, Saúde Pública Médio Tejo
O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.
Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.