Pedro Saraiva, diretor executivo da TAGUSVALLEY
Esta quarta-feira, o TAGUSVALLEY – Tecnopólo do Vale do Tejo, abriu portas à comunidade e deu a conhecer alguns dos projetos empresariais que estão sediados na incubadora.
A ação esteve integrada na Open Spring Week que iniciou no passado dia 23 de março e culminou com este dia aberto à comunidade.
Antes da visita às empresas, Pedro Saraiva, diretor executivo do TAGUSVALLEY, deu as boas vindas aos presentes e afirmou que se tratava de um “dia importante” e que não era “um ponto de chegada”, mas “acima de tudo um ponto de partida”.
“Nós hoje queremos partilhar o que é esta realidade destes últimos anos de atividade no TAGUSVALLEY e apresentar um número bastante significativo de empresas e projetos empresariais que estão instalados aqui no parque tecnológico, em Abrantes, que muitas vezes não é reconhecido na região”, disse o responsável.
Sessão de hoje do open day
Pedro Saraiva fez um balanço das atividades que foram acontecendo durante a Open Spring Week, dando conta que na semana passada, quando chegou a primavera, aconteceram duas iniciativas: “Uma primeira, em parceria com a Confederação Nacional de Jovens Agricultores e Desenvolvimento Rural. Tratou-se de um debate e uma conversa relacionada com o tema da inovação em espaço rural. Falámos sobre os novos usos e novas possibilidades da economia digital e os desafios do urbano/rural e da necessidade de manter a autenticidade que se mistura com a lógica da inovação”.
“Já no dia 24 de março, aconteceu um dos nossos eventos mensais de animação e de dinamização do nosso ecossistema e procurámos falar sobre temas interessantes para quem está a querer desenvolver os seus projetos empresariais (…) Fizemos uma conversa informal, neste caso sobre Prototipagem e Transferência de Tecnologia”, contou o responsável.
Por último, fez referência à ação da passada terça-feira onde no TAGUSVALLEY foi apresentado a Campanha Abrantes Invest.
“O Município dentro da campanha tem uma medida específica para fixação e a criação de postos de trabalho qualificados, aqui no TAGUSVALLEY. Ontem, o objetivo foi esclarecer sobre o que são esses incentivos, que são bastante interessantes e que podem chegar a 500 euros por mês em cada posto de trabalho”, salientou Pedro Saraiva.
O diretor executivo lembrou que não foi somente nesta semana que o TAGUSVALLEY esteve “de portas abertas, a quem quer apresentar projetos”. E lembrou que o TAGUS VALLEY tem o objetivo “de promover a inovação de base científica e tecnológica”.
O responsável finalizou e deu espaço a dois empresários que estão sediados no parque tecnológico, no caso concreto os responsáveis pelas empresas Techframe e pela Single Code Innovation.
Carlos Mora da Techframe e Artur Fernandes da Single Code Innovation
Recorde-se que o parque tecnológico, em Abrantes, tem atualmente 30 empresas instaladas e 8 entidades que fazem parte do ecossistema atual: A.Logos; ESTA; LUSIDEIAS; NERSANT; OTIC.IPT; a própria TAGUSVALLEY e a TECPARQUES.
Ao longo de 15 anos, já passaram pela incubadora 46 empresas, que criaram 112 postos de trabalho, 11 entidades, que geraram 32 postos de trabalho e que representaram no global 34,3 ME em volume de negócio.