Antena Livre
Deseja receber notificações?

Autárquicas: Chaleira Damas repete candidatura a presidente da Câmara de Abrantes

24/02/2025 às 12:33

A CDU volta a apresenta João Chaleira Damas como candidato à presidência da Câmara de Abrantes. O candidato, de 74 anos, é natural da Pucariça, freguesia de Rio de Moinhos, e é engenheiro reformado.

Na nota informativa a CDU dá conta que Chaleira Damas frequentou a Escola Industrial e Comercial de Abrantes concluindo o curso de formação de serralheiro. Seguiu os estudos no Instituto Industrial de Lisboa local onde concluiu o Curso de Engenheiro Técnico de Eletrotecnia e Máquinas. No Instituto Superior Técnico concluiu o curso de Engenheiro Mecânico, com especialização em Engenharia Municipal.

É atualmente o presidente da Assembleia Geral da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de Aldeia de Mato desde a sua fundação e, no associativismo, integra a direção da Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo.

Chaleira Damas diretor-delegado e chefe de divisão dos Serviços Municipalizados de Setúbal (Água e Saneamento) e vereador, e deputado municipal em Setúbal.

A CDU sustenta, em comunicado, que “a sua experiência profissional na indústria, no comércio e no ensino, conjugada com a gestão técnica e política de Autarquia e de Serviços, são relevantes e boa garantia de que, uma vez eleito, haverá na câmara uma voz conhecedora, rigorosa e coerente na defesa dos interesses das Populações e do concelho.”

Na mesma nota a CDU revela que a gestão municipal de Abrantes “nas últimas décadas, tem vindo a acumular projetos falhados e de inutilidade pública, nos quais a Câmara continua, todos os dias, a despender fundos públicos.” E dá exemplos como o açude no rio Tejo, o mercado municipal ou o campo de basebol.

A candidatura CDU diz saber “que em Abrantes, comparativamente à região, é elevado o valor pago por famílias e empresas com IMI, água, resíduos e demorada a apreciação de projetos”

A Candidatura CDU reconhece que no concelho não há descentralização de competências para as freguesias, com os necessários meios humanos, materiais e financeiros.

A candidatura, no mesmo comunicado, “lamenta que no concelho não haja, contratos objetivos com coletividades, associações e clubes, em particular nos jovens, nem para fomentar a sua participação nos projetos locais e coletivos.”

Por outro lado, aponta a falta de saneamento básico em muitas habitações, que os “transportes são poucos e os horários maus, que são escassos os estímulos à atração e fixação de empresas e de trabalhadores.”

Nas autárquicas de 2021 a CDU foi a força política que recebeu menos votos, 5.23%. Nestas eleições o PS renovou a maioria absoluta com 55.79% e cinco eleitos, o PSD ficou em segundo com 14.06% e um vereador, o movimento de cidadãos ALTERNATIVAcom registou 9.40% e também elegeu um vereador.

Seguiu-se o Bloco de Esquerda com 6.21%, o CHEGA com 5.30%, finalmente, a CDU com 5.23%.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2025
Jornal de Abrantes - fevereiro 2025
PUB