Antena Livre
Deseja receber notificações?

Caminhos do Tejo "mostram-se" este domingo

28/06/2019 às 00:00

Estão aí os caminhos do Tejo. São cerca de 45 km's de trilhos nas margens do rio Tejo, devidamente identificados e sinalizados de acordo com as normas internacionais definidas em Portugal pela Federação e Caravanismo e Montanhismo. Os trilhos “correm” por vias públicas e de serventia pública ao longo das margens do rio, permitindo a realização de provas, trail, BTT, caminhadas ou simples passeios.

Nos locais onde existem barreiras naturais, como ribeiras, foram construídas pontes e sinalizados os locais de passagem com as normas internacionais. Desta forma os amantes da natureza, dos trail's ou do geocaching podem circular à vontade.

Este domingo a Câmara de Abrantes avança com a “mostra” que pretende dar a conhecer os trilhos concelhios que estão integrados na Grande Rota do Tejo (GR12 E7).

Deste modo a prova de trail de 22 km's arranca às 9:30 horas em Alvega (estação de canoagem) e percorre o caminho principal, enquanto que a de BTT, de 28 km's, tem início à mesma hora em Alvega mas segue pela variante de Mouriscas.

Já às 10 horas tem início em Constância o percurso de 22 km's de BTT, pelo caminho principal, e às 11 horas tem início o percurso de corrida desde Constância, pela variante do Rossio) e caminhada de 5,5 km's com partida de tramagal. As chegadas estão agendadas para o Parque Tejo às 12 horas.

 

O percurso pedestre da Grande Rota 12/E7 — Caminho do Tejo estende-se pelos concelhos de Constância e Abrantes, podendo ser percorrido nos dois sentidos.

As margens do rio apresentam campos agrícolas e florestais e tem uma fauna composta por lagartos-de-água, sapos-comuns, cobras-de-água-viperinas, lontras, cágados, corvos, garças e cegonhas adornam a caminhada.

A outra etapa do percurso inicia-se no Aquapolis e estende-se até à estação de canoagem de Alvega. As margens do rio Tejo são mais florestais e selvagens, com choupos, lódãos, salgueiros e alguns sobreiros e a fauna própria destes locais.

Este é um percurso de 45 km que pode ser percorrido ao longo de todo o ano, embora o período ideal apontado seja entre março e novembro.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB