A Estrada Nacional nº 2 está com o trânsito proibido à circulação de veículos pesados entre a rotunda do Olho de Boi [acesso da A23] e o Sardoal. O trânsito pesado está a ser desviado pelo Parque Industrial de Abrantes até à EN nº 358 [zona do Carvalhal] para chegar à vila de Sardoal.
Esta intervenção motivou algumas preocupações na autarquia sardoalense o que levou o presidente e enviar um email à Infraestruturas de Portugal no sentido de saber a duração e o objetivo dos trabalhos.
Na resposta Miguel Borges revelou apenas que lhe foi comunicado que se trata de uma intervenção estrutural e não de cosmética ou de melhorias nas pinturas rodoviárias.
Também a Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação e Vila de Rei manifestou preocupação pela duração das obras (três meses) que irá afetar o tecido comercial e empresarial do concelho de Sardoal.
Este assunto foi abordado na Assembleia Municipal de Sardoal, no dia 26 de junho, porquanto os desvios estão sinalizados em Abrantes e Sardoal mas não estavam, por exemplo, nas Sentieiras. É que um pesado ou articulado que veja a placa de indicação de Sardoal e circule pelas Sentieiras poderá ter alguns problemas no acesso a Sardoal, já que se trata de uma estrada estreita.
A Antena Livre questionou a Infraestruturas de Portugal sobre a obra que está a ser feita, a sua duração e a sinalização dos desvios. A resposta obtida foi a seguinte: “Trata-se de uma intervenção numa passagem hidráulica localizada ao km 390,170 da EN2, tendo sido necessário implementar restrição à circulação de veículos pesados (com peso superior a 3,5 toneladas). Prevê-se que os trabalhos estejam concluídos até meados do mês de agosto, estando os desvios de tráfego a veículos pesados devidamente sinalizados no local.”
Ao que conseguimos saber, trata-se de uma intervenção na zona da ribeira dos Casais de Revelhos, logo após as rotundas do nó de acesso à A 23.
De acrescentar que por estes dias o trânsito tem estado condicionado a uma faixa de rodagem durante alguns períodos do dia devido à pavimentação de alguns troços desta mesma estrada entre a zona industrial de Abrantes, em Alferrarede, e o nó do Olho de Boi.