Vila de Rei com reforço de consultas de médio de família ao abrigo do projeto “Bata Branca”.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo, a Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei (SCMVR) e o Município de Vila de Rei assinaram um acordo tripartido de cooperação que garante que se continue a realizar consultas médicas para os habitantes de Vila de Rei, em particular junto dos utentes sem médico de família atribuído, ou cujo médico esteja temporariamente ausente.
Esta iniciativa ULS Médio Tejo para fazer face à escassez de médicos de família na Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
Assim sendo a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Vila de Rei vai contar com até 40 horas semanais de consultas médicas, prestadas por profissionais contratados em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei e apoio do Município de Vila de Rei. Através desta parceria, os utentes terão acesso a consultas de rotina, acompanhamento de doenças crónicas e outros serviços, garantindo cuidados de saúde mais próximos e acessíveis.
Este acordo reforça o compromisso da ULS Médio Tejo com a promoção do acesso universal à saúde.
PSD de Vila de Rei reclama soluções para a falta de clínicos
O PSD de Vila de Rei, liderado pelo presidente da Câmara de Vila de Rei, emitiu, entretanto um comunicado sobre um problema que continua, apesar dos esforços de mitigação, agora través deste acordo.
Neste comunicado a concelhia social-democrata revela que fez diversas exposições ao anterior governo e também ao atual. E também manifestaram estas grandes preocupações a Luís Montenegro, quando este esteve no concelho, ainda como líder da oposição.
E o PSD acrescenta que “mais uma vez são os municípios, e os seus orçamentos, a procurar encontrar soluções para problemas que deveriam ser resolvidos pelo poder central. Também o Município de Vila de Rei seja através de comparticipação direta, seja através da atribuição de residência gratuita o faz, procurando salvaguardar e atender às necessidades dos Vilarregenses.”
A posição assumida por Ricardo Aires aponta a um caminho errado, contudo, “neste momento e face às necessidades da população é aquele que mais rapidamente pode vir a solucionar, mesmo que temporariamente, as necessidades existentes.”
O comunicado alude ao acordo assinado esta semana com financiamento municipal a suportar uma parte da despesa com as 40 horas desta médica.
O texto de Ricardo Aires informa que “estão a ser estabelecidos contactos com outros médicos para também eles prestarem serviços no nosso Centro de Saúde, mais uma vez à luz do projeto Bata Branca e bem assim cofinanciado pelo município, assim como a possibilidade de mesmo após a aposentação, possa a Dra Glória Santos vir a prestar serviços.”
Depois da reunião com a ULS Médio Tejo há ainda o compromisso de “reforço dos cuidados médicos através da realização de teleconsultas, suprindo assim um conjunto de necessidades mais básicas e de fácil resolução.”
Ricardo Aires
Segundo o documento que o PSD de Vila de Rei fez chegar às redações, é referido que será prioridade da “ULS do Médio Tejo, estando aberto um concurso para o efeito, de atribuição de um médico de família em permanência para o nosso Concelho, sendo este, a nosso ver o caminho certo e estruturado para resolver um problema também ele estruturante.”