No âmbito do projeto Erasmus+, a diretora do Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes, Ana Maria Ruiz Filipe Rico, juntamente com as docentes Paula Cristina Coelho Figueiredo (coordenadora do projeto Erasmus+) e Paula Alexandra da Silva Raimundo (coordenadora de Diretores de Turma dos Cursos Profissionais), participaram num curso de formação subordinado ao tema “Sistema Educativo Finlandês e Formação Profissional”, que teve lugar em Porvoo, na Finlândia entre os dias 6 e 11 de abril.
Esta mobilidade, aprovada e enquadrada na candidatura Erasmus+, teve como objetivos principais “o fortalecimento das práticas educativas no Agrupamento e a otimização da organização de futuros projetos de mobilidade internacional”. A formação “permitiu uma compreensão aprofundada do funcionamento da formação profissional na Finlândia, através do contacto direto com a realidade educativa local, troca de conhecimentos e promoção de uma cidadania europeia mais ativa”.
Durante a semana de formação, foram desenvolvidas diversas atividades de grande relevância, como “acolhimento e atividade de boas-vindas e integração, facilitando a adaptação dos participantes ao novo contexto cultural e educativo; apresentação do curso, abordando a história e as principais características do sistema educativo finlandês, seguida de uma visita cultural à cidade medieval de Borgå, permitindo compreender o enquadramento histórico e sociocultural do país; visita a diversos Institutos de Formação Profissional em Porvoo e em Helsínquia, com reuniões e mesas de trabalho junto de professores e alunos, proporcionando uma análise prática e detalhada dos métodos de ensino e da organização escolar, focados na troca de boas práticas e metodologias aplicadas ao ensino profissional; visita a um Centro de Aprendizagem de Formação Profissional para Alunos com Dificuldades de Adaptação, onde se realizou uma sessão de observação ativa, evidenciando estratégias de inclusão educativa e de apoio personalizado aos alunos.
Segundo o Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes, “estas atividades foram fundamentais para uma reflexão crítica sobre o sistema educativo português, promovendo a recolha de novas ideias e práticas que poderão ser adaptadas à realidade do Agrupamento”. A participação ativa em reuniões, mesas de trabalho e sessões de observação direta “reforçou o compromisso dos docentes participantes em melhorar as práticas pedagógicas, especialmente no ensino profissional”.
Acrescenta ainda que “esta experiência revelou-se extremamente enriquecedora, não só pelo conhecimento adquirido, mas também pela criação de redes de contacto para futuros projetos de colaboração europeia”.
O Agrupamento de Escolas “congratula-se com o sucesso desta mobilidade e reafirma a sua aposta contínua na qualidade da educação, inovação pedagógica e abertura a novas realidades europeias”.
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