No passado sábado, realizou-se um colóquio sobre O Ribatejo e Grande Guerra. A produção foi do Fórum Ribatejo e da Câmara Municipal de Constância e contou com mais de meia centena de participantes.
O colóquio insere-se no projecto dos Historiadores Locais do Ribatejo que todos os anos, no Outono, realizam um colóquio temático. Este ano, a propósito do centenário da entrada de Portugal na Grande Guerra e da realização da grande Parada de Montalvo, o tema foi "O Ribatejo e a República" e Montalvo o local escolhido para a sua realização.
Há 100 anos, 20.000 homens, que tinham feito a sua preparação para entrar na Guerra na Flandres,desfilaram perante o Presidente da República de então e de várias outras altas individualidades.
No sábado passado, o dia foi aproveitado para contextualizar a dita Parada de Montalvo, para dar a conhecer o livro "O Concelho de Constância e a Grande Guerra" que naquela localidade tinha sido lançado na véspera, e para focar a atenção dos participantes na forma como vários dos concelhos ribatejanos e algumas figuras individuais participaram na Grande Guerra, depois dita I Guerra Mundial.
No final, os participantes manifestavam uma clara satisfação pela boa organização e pela qualidade dos trabalhos apresentados.
AJ