Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Município avança para a compra do Cineteatro São Pedro. Negociações continuam

20/03/2018 às 00:00

Ao que tudo indica a Câmara Municipal vai mesmo adquirir o Cineteatro São Pedro, em Abrantes.

Questionado hoje na reunião de Câmara por Armindo Silveira, vereador do BE, sobre o ponto de situação das negociações, João Caseiro Gomes, vice-presidente, referiu que há uma nova proposta a ser preparada pelo Município de Abrantes para apresentar, dentro de pouco tempo, à Sociedade Iniciativas de Abrantes, proprietária do equipamento.

Já em declarações à Antena Livre, João Caseiro Gomes não detalhou os pormenores da proposta, dando conta que a mesma ainda está a ser “definida”, mas o que está em causa é a compra do imóvel. “O nosso interesse é na aquisição do património. A proposta será para compra”, afirmou o vereador à Antena Livre.

João Caseiro Gomes avançou que já “houve uma troca de correspondência entre as duas entidades, entre a Câmara Municipal e a Sociedade Iniciativas de Abrantes” e que “há uma aproximação entre ambas as partes”.

“Nós estamos a preparar uma informação e logo que ela esteja terminada iremos dá-la a conhecer. Estamos a trabalhar nela e logo que a informação esteja definida iremos fazê-la chegar à Iniciativas de Abrantes e trazer para conhecimento à Câmara”, acrescentou o vereador.

“Como ainda não temos a proposta fechada, não vou avançar mais nada, pois ainda estamos a avaliar em termos legais como é que isto se pode operacionalizar”, disse.

Por último, o vereador salientou que espera que o assunto tenha “um final feliz para ambas as partes”.

Reunião de Câmara de hoje

Recorde-se que as negociações até ao momento pareciam estar longe de chegar a “bom porto”.

Na reunião de Câmara do dia 14 de fevereiro, Maria do Céu Albuquerque, presidente da CMA, dava conta que o Município tinha apresentado três propostas aos proprietários, mas ainda não havia uma solução à vista.

Uma proposta dizia respeito à celebração “de um novo protocolo semelhante ao que já aconteceu, fazendo [a Câmara] as melhorias necessárias e adaptando o edifício aos novos tempos”.

Outra proposta passava pela “aquisição do imóvel. E temos uma avaliação que ronda os 267 mil euros, valor base, que depois conta com um valor acrescido associado às intervenções e equipamentos que a Câmara foi instalando”.

As duas propostas não foram aceites por parte da administração do cineteatro, segundo avançou a presidente.

Por último, “há uma terceira proposta que é a que mais agrada à atual administração que é o aluguer do espaço, mas que seja o Município a assumir as obras. Ao que nós dissemos que não”, vincou.

Em comunicado, no dia 19 de fevereiro, a Iniciativas de Abrantes Lda referia que a Assembleia Geral da Sociedade “decidiu, por unanimidade, não aceitar qualquer uma das propostas”

 “A Iniciativas de Abrantes está disposta a arrendar o Teatro S. Pedro à Câmara Municipal de Abrantes por prazo, valor de renda e condições a acordar entre as partes, desde que todas as obras necessárias à boa conservação do imóvel, incluindo a reparação e a pintura do exterior, sejam da responsabilidade da arrendatária. Por outro lado, a Iniciativas de Abrantes está também aberta a negociar a venda do imóvel à Câmara ou a qualquer outra entidade, por um valor justo que tenha em consideração as suas características, funcionalidades, particularidades e autoria arquitetónica”, podia ler-se no documento.

Na última Assembleia Municipal, de dia 23 de fevereiro, Maria do Céu Albuquerque avançou que a Câmara está a avaliar a compra cineteatro de Alferrarede.

“Nós temos previsto no nosso programa de ação desenvolver duas áreas de regeneração urbana para além da cidade, uma em Alferrarede e outra no Rossio, e estamos já a começar a trabalhar nesse sentido. E depois daquilo que aconteceu, tomámos uma decisão que foi iniciar conversações com os proprietários do cineteatro de Alferrarede no sentido de o adquirir. Até porque nós temos previsto no âmbito do QREN, fazer intervenções no cineteatro São Pedro, caso seja possível chegar a um acordo, e depois temos de ter um plano B porque entendemos que é um equipamento igualmente importante”, reforçou a responsável.

“Não é que o cineteatro de Alferrarede vá substituir o cineteatro de Abrantes. E não é nossa intenção desistir do cineteatro de Abrantes. Agora entendemos que é mais um equipamento que ficará disponível para várias funções e tem uma função social e económica importante”, terminou Maria do Céu Albuquerque, fazendo referência ao cineteatro de Alferrarede.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB