Antena Livre
Deseja receber notificações?

Empresas: Inspecentro abriu em Abrantes centro de inspeções categoria B (c/áudio)

12/02/2025 às 09:47

A Tavfer abriu o Centro de Inspeção Automóvel de Abrantes, quase nove anos depois de estar tudo pronto para poder ser inaugurado.

O Centro de Inspeções Automóveis de Abrantes foi transferido da zona industrial de Sardoal, com abertura de uma unidade modelo B que permite as inspeções periódicas, mas tem uma outra linha para inspeções mais técnicas de acidentados ou automóveis comprados no exterior que precisem de ser matriculados, ou ainda todos os veículos adaptados, como sejam, por exemplo, as inspeções às viaturas de nove lugares que se destinam ao transporte de crianças.

E esta é a diferença dos centros convencionais, em Abrantes passam a dispor de tem banco de potência para avaliar condições gerais de um veículo. Como foi explicado, se um carro tem um aumento de potência, se lhe “dão” mais cavalos, também têm de dar melhores sistemas de travagem. E em Abrantes essas inspeções passam a ser possíveis. Juntam-se ainda sistemas de geometria direcional e tridimensional. Ou seja, não são feitos quaisquer trabalhos de alinhamentos, mas o centro tem a tecnologia para fazer as inspeções.

Este modelo B tem nos carros acidentados o grande foco, mas existem outros a juntar às inspeções periódicas obrigatórias.

Fruto de um investimento da ordem dos dez Milhões de Euros o Centro tem ainda o módulo para inspeções de motociclos, que, entretanto teve alteração legislativa, não sendo as inspeções obrigatórias como esteve previsto.

O Tavfer fechou o Centro de Inspeções em Sardoal na sexta-feira, dia 7, e abriu portas em Abrantes no dia 10. A empresa manteve os empregados e acrescentou mais alguns, para fazer face a uma dimensão maior.

Fernando Tavares Pereira, administrador da Tavfer vincou a importância deste dia para a empresa, mas não escondeu todos os problemas que teve nos últimos dez anos com o “Estado”. E disse mesmo que se sentiu prejudicado e que só os tribunais permitiram que a empresa não tivesse outro tipo de constrangimentos.

Por exemplo, o Centro de Inspeções de Abrantes deveria estar aberto desde 2016 ou 2017, uma vez que tinha as instalações preparadas. Mas não o foi e o empresário aponta do dedo ao Ministério das Infraestruturas e aos anteriores responsáveis da AMT (Autoridade Mobilidade e Transportes) e IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres). Mas agora as questões foram ultrapassadas e o centro abriu portas, como explicou Fernando Tavares Pereira.

 

Fernando Tavares Pereira, presidente CA Inspecentro

Após agradecer às equipas de colaboradores (entre eles Rui Rio e Vitalino Canas) e funcionários que permitem o crescimento do grupo, Fernando Tavares Pereira deixou uma mensagem, em modo recado para os responsáveis políticos nacionais, o interior do país precisa de apoios e investimentos. E, para o empresário, o Plano de Recuperação e Resiliência poderia ser esse mecanismo de acrescentar mais valores para estas zonas do país.

 

Fernando Tavares Pereira, presidente CA Inspecentro

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, realçou a importância deste dia de abertura, recordando que quando assumiu a presidência da Câmara de Abrantes, em 2019, uma das primeiras reuniões que teve foi no IMT a propósito dos entraves colocados à sua abertura. Depois, indicou, percebeu haver questões jurídicas e esperou que se resolvessem. O autarca referiu que as empresas quando são construídas são para trabalhar e não apenas para ter quatro paredes e um teto. Depois notou a localização deste Centro de Inspeções à beira da A23.

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

O presidente da Câmara destacou ainda a sensibilidade do empresário, quando este vincou a necessidade de se investir fora de Lisboa e do Porto. A coesão territorial é um tema sensível, mas importante para estes territórios. E não se pode falar de coesão sem ações práticas, no terreno.

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

À Antena Livre Fernando Tavares Pereira explicou o que vai ser este centro, o que o diferencia de um centro normal. E não se escudou em falar dos oito anos que demorou para abrir portas.

O empresário voltou a repetir a importância destes investimentos para estas regiões do país e disse mesmo que para uma inspeção obrigatória não deveria ser necessário andar 60 ou 70 quilómetros. Deveriam existir mais centros de inspeções no país.

Fernando Tavares Pereira voltou a falar nos investimentos necessários para o interior de Portugal, para evitar as “sobrelotações” de Lisboa ou Porto.

Fernando Tavares Pereira, presidente CA Inspecentro

A empresa Inspecentro - Centro de Inspeção Automóvel de Abrantes está aberta desde esta segunda-feira e é um Centro B. As instalações de Sardoal, onde funcionava, encerraram na sexta-feira, dia 7.

Fernando Tavares Pereira deixou, no final, um pedido ao presidente da Câmara que tem a ver com sinalização do Centro. É que em locais concessionados pela Brisa não pode haver sinalização informativa ou indicativa a não ser para os centros desta empresa. Desta forma deixou o pedido para que no concelho possa haver sinalização para este Centro, situado na Zona Industrial de Abrantes.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2025
Jornal de Abrantes - fevereiro 2025
PUB